Como estudar a Bíblia

Estudar a Bíblia não é algo fácil, exige atenção, concentração e dedicação.
Além deste requisitos também se deve ler com a intenção de conhecer o Autor, chegar mais perto dEle, aprender com Ele, e viver o que Ele manda.
 O fato de estudarmos a Bíblia nos ajuda a fundamentar melhor a nossa fé, a nos manter vacinados contra doutrinas falsas e a crescermos espiritualmente. 
Abaixo você encontrará dicas que me ajudarão e espero que te ajudem também :


Tempo e organização


Não adianta você ter vontade de ler, mas não fazer da leitura da Bíblica um hábito diário. Procure um lugar confortável onde você possa ler com calma. Encaixe em sua agenda esse momento, e que ele seja prioritário. E determine um tempo, uns 30 minutos ou 1 hora, depende de quanto você conseguir se esforçar.



Planos de estudos e Metas a cumprir



Precisamos ter metas em tudo aquilo que iniciamos, e ao iniciar a leitura Bíblica você deve criar uma meta para você mesmo.
"Ter um plano e metas nos ajuda a ver o caminho onde estamos andando e se estamos andando dia a dia nele, indo em direção à meta."

Invista em ferramentas 



Muitas pessoas desistem da leitura Bíblica por dificuldades de compreender alguns termos, porém isso não é motivo para desistir. Então ter perto um dicionário é uma boa, o ideal é ser um dicionário bíblico, mas se não o tiver o dicionário comum também ajudará.
Uma boa também é ter uma bíblia com comentários, pois muitas vezes eles esclarecem melhor o texto ajudando a sua interpretação. É sempre bom pedir ajuda ao seu Pastor em relação a esses materiais, e se há dúvidas que você ainda não conseguiu esclarecer com essas ferramentas, pedir uma explicação do Pastor também te ajudará muito, pois ele também estuda a bíblia e conhece palavras que nós não conhecemos. Geralmente quando eu estou com dúvidas incomodo bastante meu Pastor hahaha. Mas não, para ele nunca é um incômodo pois os líderes gostam de ver que estamos interessados em aprender da palavra e eles gostam bastante de nos ajudar.




Não esqueça o lado espiritual 



Apesar da Bíblia parecer um livro comum, ele não é um livro comum. Ali estão a vontade de Deus, seus mandamentos, o plano de salvação e várias coisas preciosas para nossa vida. Então devemos tratar bíblia com respeito e cuidado. Devemos sempre orar antes de iniciar a leitura e pedir a Deus que nos ajude a entender e praticar aquilo que esta escrito. Assim sua mente estará mais focada e receptiva a voz de Deus. Lembrando que a Bíblia é o único livro que lemos na presença do autor, então, dê valor.





Não desista 



A palavra é um presente de Deus para nós, nosso manual de instruções, com ela temos força, pois ela não é um livro comum, o inimigo vai tentar te fazer desistir da caminhada com Cristo por isso você deve estar preparado para guerra, deve priorizar o estudo em sua vida para estar fortalecido diante das dificuldades. As vezes falhamos em nossas metas, mas depois tente de novo e de novo, não se permita ficar desanimado diante de seu plano. 

"Levante e avance sempre, o tempo te mostrará o bom resultado do seu esforço."
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Essas são algumas dicas que eu coloco em prática em minha vida, e tem dado certo, espero que tenham gostado e que Deus vos abençoe ! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário