Você é Bereano ?

Oi gente Graça e Paz, hoje trago um post diferente, que fala um pouco sobre a Igreja de Beréia, mas como é um post "aparentemente" chato,para alguns, sem vídeos, looks, fotos e mais fotos talvez você não queira ler, mas garanto que se ler até o fim serás edificado !


Como a sua igreja gostaria de ser lembrada? Se uma pequena frase a pudesse descrevê-la, qual seria?

No Novo Testamento encontramos relatos de várias igrejas. Temos relato da igreja de Corinto, de Éfeso, de Tessalonica, de Roma, mas uma igreja chama a atenção de todos os estudiosos das Escrituras, a igreja de Beréia. Mas porque ?


A igreja de Beréia 
teve uma boa atitude em relação a pregação expositiva das Escrituras

A primeira qualidade estava relacionada à atitude que eles tiveram em relação à pregação de Paulo.

“...pois receberam a mensagem...”

A palavra receber demonstra a maneira como reagiram diante da mensagem.
A igreja de Beréia foi marcante, pois recebeu a Palavra e a recebeu bem. Eles tiveram uma acolhida positiva. As exortações, pregações de Paulo e Silas eram bem recebidas por aquela comunidade.


Quantas pessoas hoje em dia saem da igreja porque não concordam com o pastor, pois querem uma pregação mais “ligth”, com menos Bíblia, ou mesmo esperam que não haja pregação, e sim muito louvor. Muitos hoje aceitam outras doutrinas,outros ensinos, mas torcem o nariz para a Palavra de Deus.



A igreja de Beréia foi lembrada por ter uma submissão às Escrituras e à sua exposição publica feita por Paulo e Silas.

A igreja de Bereia demonstrou boa disposição com a mensagem bíblica
A segunda qualidade que se destaca e fez diferença nesta igreja ainda relacionada com a vontade.
Eles receberam com avidez.

A palavra avidez poderia ser traduzida por vontade, disposição, prontidão, desejo, ânsia. Na versão NVI ela foi traduzida assim “com grande interesse”.

Este termo é bem descritivo. Demonstra a vontade em relação à Palavra. Eles tinham interesse, disposição para aprender. Os encontros na sinagoga de Beréia para estudar a Bíblia foram tremendamente compensadores, tanto para Paulo e Silas, quanto para os ouvintes, pois havia interesse, boa vontade. Creio que isso os impressionou.
Aqueles irmãos não somente receberam bem as Escrituras, como tinham grande disposição em aprender.


Não ficavam entediados porque Paulo passara do horário, porque não tinha nenhuma animação, video ou coisa, parecida, antes, pelo contrário, tinham um grande desejo de aprender a Palavra de Deus. 
Como reagimos diante das exortações que ouvimos domingo, após domingo? Temos interesse, vontade de aprender, ou ficamos pensando no horário, observando as roupas que as outras mulheres vestem, no jogo de futebol, ou até mesmo na pizza que iremos comer mais à noite ? Eim ?


Aqueles crentes se reuniam e seu interesse era somente um: As Escrituras. A vontade de aprender da Palavra de Deus.

A igreja de Beréia estudava as Escrituras.
A terceira característica desta igreja mostra o que eles faziam com o ensino ministrado na Palavra de Deus.

  O texto bíblico nos diz que eles se reuniam para examinar as Escrituras.

A postura daqueles irmãos era comparável a um juiz diante de um caso, um detetive que cuidadosamente estuda as pistas, as provas que tem em mãos. Isto exige tempo, reflexão, disposição, vontade, determinação.


Aqueles homens se destacavam pelo grande interesse que tinham com a Palavra de Deus, não somente por sua leitura, mas no estudo cuidadoso e acurado da mesma.

Eles só se contentavam com um estudo criterioso. E sabemos que todo estudo, todo bom estudo leva tempo para ser feito.


O que chama a atenção é que eram pessoas comuns, não somente os líderes que tinham este interesse, mas a comunidade como um todo.
Infelizmente hoje em dia são poucos os que tomam tempo no estudo das escrituras. 

É interessante notar por que eles estudavam as Escrituras. Para conferir os ensinos de Paulo, não para questionar, mas para aprender. Eram críticos, não querendo achar algum erro em seu ensino, mas criteriosos.


Aqueles homens se destacavam pelo estudo constante das Escrituras.
Hoje temos muitos recursos que não haviam naquela época. Livros, luz elétrica, espaço, coisas que muitos deles não tinham, confortos que nos permitem nos reunir, ou mesmo estar sozinhos para estudar a Bíblia. De várias formas podemos aprender. Estudando sozinho ou em grupos, nos reunindo para aprender mais da Bíblia.

Aqueles crentes foram chamados nobres, por sua postura diante da Palavra.


Então você ai ! O que esta esperando para estudar as escrituras ? Seja como a Igreja de Beréia, estude, persista e procure conhecer cada dia mais a palavra do nosso amado Deus. 
Beijos e até mais !


5 comentários:

  1. Muito bom amiiga!! eu já tinha escutado sobre a igreja de Bereia mas nem lembrava mais.

    dá uma olhada na resenha do livro A bandeja que fiz lá no blog
    http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-bandeja-lycia-barros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm é sempre bom saber mais sobre a Bíblia neh Ana !!
      E vou olhar sim , bjuuus

      Excluir
  2. Paz do Senhor amada, muito feliz com esse comentario uma grande realidade nos dias atuais, hoje se valoriza tudo nos cultos menos a palavra e a oração.
    Jesus e o verbo o verbo e a palavra Jesus e a palavra rejeitar a palavra e rejeitar o próprio Deus.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Amém Pastor, tenho aprendido muito com o Senhor, obg por ser um grande exemplo para mim, levarei todos os seus ensinamentos para minha vida toda !!

      Excluir