Devocional: Quando será?



Leia Atos 1.6 ao 11


Muitas vezes nos preocupamos com as coisas erradas, esquecendo-nos daquilo que deveríamos estar fazendo.
No último encontro dos discípulos com Jesus, antes dele subir ao céu, eles fizeram uma pergunta que lhes parecia essencial: "Senhor, será este o momento em que restaurarás o reino a Israel?" 
Na verdade, esta era a expectativa que o judeus, inclusive os discípulos de Jesus, tinham em mente. Havia sido prometido um reino a Israel, e agora eles estavam sob o jugo do Império Romano. Quando Jesus estava indo a Jerusalém, onde seria crucificado, os discípulos imaginavam que o reino esperado se manifestaria logo.
Agora, depois da ressurreição, em que Jesus mostrou o seu poder até sobre a morte, os discípulos tocavam novamente neste assunto. Mas a resposta de Jesus não deu espaço para contestações:

"Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade."

No original encontramos a palavra chronos e kairos. Chronos é o tempo corrido, cronológico, enquanto kairos são os momentos exatos e especiais da manifestação de Deus dentro da história. Na verdade, aqui não faz diferença: ambos estão no controle do pai, e Ele faz o que quer quando quer.

Também devemos atentar para o versículo 8 que nos mostra que além do fato de que não deveriam se preocupar com datas, sua tarefa era outra, a saber, testemunhar de Jesus e do seu evangelho. Em resumo, Jesus está dizendo para eles: "Parem de se ocupar com aquilo que compete somente a Deus e façam aquilo que lhes foi designado". 

Será que muitas vezes nós não fazemos o mesmo? Ficamos ocupados com inúmeras coisas que não nos dizem respeito e deixamos de fazer o que realmente é nossa tarefa?

É preciso deixar que Deus faça aquilo que só ele ode fazer, concentrando-nos naquilo que espera por nós.


Este devocional faz parte do livro Presente diário. (27/01) Todos os direitos reservados a Rádio Trans Mundial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário